terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Isaac Newton


Dentre muitas de suas realizações escreveu e publicou obras que contribuíram significativamente com a matemática e com a física. Além disso, escreveu também sobre química, alquimia, cronologia e teologia.

Newton sempre esteve envolvido com questões filosóficas, religiosas e teológicas e também com a alquimia e suas obras mostravam claramente seu conhecimento a respeito destes assuntos. Devido a sua modéstia, não foi fácil convencê-lo a escrever o livro Principia, considerado uma das obras científicas mais importantes do mundo.


Leis de Newton

Isaac Newton publicou estas leis em 1687, no seu trabalho de três volumes intitulado Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. As leis explicavam vários comportamentos relativos ao movimento de objetos físicos.

Newton usando as três leis, combinadas com a lei da gravitação universal, demonstrou as Leis de Kepller, que descreviam o movimento planetário. Essa demonstração foi a maior evidência a favor de sua teoria sobre a gravitação universal.

1ª Lei: Todo corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento;
2ª Lei: A força resultante que age em um ponto material é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração;
3ª Lei: Quando um corpo A exerce uma força FAB no corpo B, este exerce imediatamente uma força FBA em A de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário.




Algumas das frases ditas pelo cara:

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."
"Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas."
"Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário