Um satélite é basicamente qualquer objeto que dá volta em torno de um planeta em um trajeto circular ou eliptico. A Lua é o satélite natural e original da Terra, mas existem muitos outros, feitos pelo homem (artificiais), geralmente próximos á Terra.
SATÉLITES ARTIFICIAIS
Satélite artificial é um sistema de equipamento modular que fica na órbita da Terra ou de qualquer outro planeta, com velocidade e altitude constante.
Em 1957 foi lançado o primeiro satélite artificial, o Sputinik-1, criado por Artur C. Clark, um radioamador britânico.
Atualmente estão em órbita satélites de comunicação, satélites científicos, satélites militares e uma grande quantidade de lixo espacial, ou seja, não deve se referir à satélites apenas como um meio de transporte de dados ou apenas um meio de mapear ou espionar o sistema terrestre.
SATÉLITES NATURAIS
Um satélite natural ou lua é um corpo celeste que orbita um planeta ou outro corpo menor. Dessa forma, o termo satélite natural poderia se referir a planetas anões orbitando a uma estrela, ou até uma galáxia anã orbitando uma galáxia maior.
Há 240 objetos no Sistema Solar classificados como luas. Dene esses, 166 orbitam 8 planetas, 4 orbitam planeta anões e mais algumas dezenas orbitam corpos menores do sistema solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário